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Home Política

Gestão David Almeida investe 10 vezes mais em propaganda por morador que o governo Lula

O valor representa um dos maiores investimentos proporcionais do país na área e será aplicado em ano eleitoral

3 de novembro de 2025
em Política
Tempo de leitura: 5 min
Prefeito de Manaus, David Almeida, e Lula da Silva, presidente do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Prefeito de Manaus, David Almeida, e Lula da Silva, presidente do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

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Gabriel Lopes – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus deve gastar R$ 155,8 milhões com comunicação e publicidade em 2026, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM). O valor representa um dos maiores investimentos proporcionais do país na área e será aplicado em ano eleitoral.

De acordo com levantamento do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o gasto previsto pela gestão David Almeida (Avante) equivale a R$ 47,46 por habitante, 10 vezes mais do que o valor médio aplicado pelo governo federal, que investe cerca de R$ 4,20 por cidadão em comunicação institucional.

O estudo “Confere a Conta”, publicado em setembro, já havia apontado Manaus como a capital que mais gasta com publicidade por morador no Brasil.

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Entre janeiro e julho de 2025, a Prefeitura destinou mais de R$ 47 por pessoa à divulgação institucional, valor muito acima de cidades como São Paulo, onde o investimento foi de R$ 9,82.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus possui cerca de 2,3 milhões de habitantes, o que corresponde a 1,05% da população brasileira.

Mesmo assim, o valor proporcional gasto com publicidade supera o do governo Lula (PT), que conta com um orçamento de R$ 876 milhões para comunicação em 2025, conforme a Folha de S. Paulo.

Leia mais: Em ano eleitoral, gestão David Almeida terá R$ 12 bilhões de orçamento

Disparidade nos investimentos

O analista político Júlio Gadelha, da Rede Rios de Comunicação, avalia que o montante aplicado pela Prefeitura de Manaus revela uma distorção nas prioridades orçamentárias.

“Quando uma prefeitura gasta, proporcionalmente, mais com comunicação institucional do que um país inteiro, há um desvio de finalidade. Recursos que poderiam ser destinados a áreas essenciais acabam usados em propaganda e em uma rede de notícias positivas financiadas com dinheiro público”, afirmou.

Prioridades da gestão

O PLOA 2026 também mostra que o orçamento da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) será 50 vezes maior que o valor previsto para programas de acolhimento de crianças e adolescentes — apenas R$ 3 milhões, segundo o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

Orçamento para comunicação no ano que vem (Fonte: PLOA 2026)

Em recomendação recente, o MPAM cobrou da Prefeitura o cumprimento do princípio da prioridade absoluta previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina atenção preferencial às políticas voltadas à infância e juventude.

Resposta da Prefeitura

Prefeito de Manaus, David Almeida, e vice-prefeito e titular da Seminf, Renato Junior

Durante entrevista à Blink TV, o vice-prefeito Renato Júnior (Avante), também titular da Seminf, foi questionado sobre a disparidade de investimentos. Em vídeo, respondeu que “jornalista precisa sustentar sua família” e completou:

“A prioridade é a comunicação. Na nossa gestão, jornalista e meio de comunicação são prioridade sim. Por isso estamos pagando a mais para eles”.

O riosdenoticias.com.br solicitou um posicionamento oficial da Prefeitura de Manaus sobre o orçamento de 2026, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Tags: AmazonasBrasilDavid AlmeidagastoLulaManausPropagandaPublicidade

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