Redação Rios
MANAUS (AM) – A pré-candidata ao governo do Amazonas pelo Partido Liberal (PL), Professora Maria do Carmo, cobrou nesta terça-feira, 28/10, mais efetividade nas políticas de segurança pública no estado. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela criticou o aumento da criminalidade e a falta de estrutura das forças policiais.
“Faltam policiais nas ruas. A tropa tem sido abandonada. Homens e mulheres arriscam as próprias vidas para garantir a segurança da população, mas não são reconhecidos. Não há viaturas suficientes, e o efetivo está bem abaixo do necessário. É mais bandido na rua do que policial”, afirmou Maria do Carmo, destacando o sentimento de medo entre os moradores de Manaus.
A pré-candidata também responsabilizou a gestão estadual pelos altos índices de violência registrados no Amazonas.
“O mais assustador é ver que nossos governantes assistem à bandidagem tomar conta de tudo e não fazem nada. Isso é o que a política feita do jeito errado causa: nos torna vítimas do descaso e da corrupção. Não dá mais para continuar assim”, declarou.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Amazonas ocupa a 9ª posição entre os estados com maior taxa de mortes violentas intencionais, enquanto Manaus é a 7ª capital mais violenta do país.
Maria do Carmo encerrou o vídeo defendendo mudanças na condução da política de segurança e citou uma pesquisa que aponta que seis em cada dez amazonenses desejam mudança no governo estadual.
“A gente merece a liberdade de andar pelas ruas com tranquilidade. Em vez de pensar se nossos filhos e netos estarão livres do tráfico, devemos pensar em qual esporte eles irão competir. É preciso mudar — e é urgente. É possível transformar nossa realidade com fé, coragem e trabalho sério. A gente vai chegar lá”, concluiu.
*Com informações da assessoria











