Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) começou a analisar, nesta quarta-feira, 5/11, projeto de resolução que propõe mudanças no Regimento Interno da Casa. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, tem como objetivo permitir a realização de sessões plenárias de forma virtual.
O Projeto de Resolução nº 020/2025 altera as regras de funcionamento das sessões ordinárias, votações e demais atividades plenárias da CMM. Atualmente, o regimento determina que as sessões sejam presenciais, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, com prorrogação máxima até as 13h.
A nova proposta pretende flexibilizar esse formato, ao autorizar a participação e votação remota dos vereadores em casos justificados ou situações excepcionais.
Leia também: Vereadores de Manaus aprovam Reforma da Previdência Municipal por 30 votos a 10
Na justificativa, a Mesa Diretora afirma que o objetivo é “atualizar e modernizar” a Câmara Municipal, garantindo “maior eficiência administrativa, transparência e dinamismo” ao Poder Legislativo. O texto também cita que a “introdução do sistema eletrônico de tramitação de proposições representa um avanço na gestão legislativa”.
O projeto ainda será analisado pelas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça, antes de seguir para votação em plenário. Caso seja aprovado, as sessões plenárias poderão ser híbridas ou totalmente virtuais, ocorrendo sem a presença física dos vereadores no plenário.











