Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A seca segue avançando em ritmo acelerado na capital amazonense. Desde o início do mês de agosto, o Rio Negro já desceu 2,53 metros por conta da vazante. Apenas nesta terça-feira, 20/8, o afluente baixou 20 centímetros, chegando a marca de 22,56 metros.
Um levantamento realizado pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, baseado em dados do Porto de Manaus, mostra que no início do mês, no dia 1º de agosto, o Rio Negro media 25.09 m. A partir daí o ritmo de descida das águas foi acelerando e atingiu a média desta terça, 20.
Leia mais: Seca no Amazonas já afeta 111 mil pessoas e tem 20 municípios em estado de emergência
De acordo com o Monitoramento Hidrometeorológico da Defesa Civil do Amazonas, nos últimos sete dias o rio vazou, em média, 17 centímetros por dia. Atualmente, o Rio Negro segue em fase de transição para o nível mais crítico de vazante.
Em 2023, em decorrência da grave estiagem que atingiu praticamente todos os municípios do Amazonas, muitos rios do estado registraram suas cotas mínimas históricas, como foi o caso do Rio Negro em Manaus, que atingiu os 12,70 metros no dia 26 de outubro do ano passado.
Até o momento, apesar da descida do nível do afluente em ritmo acelerado, o Quadro de Status dos Níveis Hidrológicos, mostra que os cinco municípios da Calha do Rio Negro seguem em estado normal, enquanto que sete outros municípios de outras calhas estão em estado de atenção e outros 26 em estado de alerta.