Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A partir desta segunda-feira, 12/8, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inicia o envio das urnas eletrônicas para o interior do Estado que serão utilizadas nas Eleições de 2024.
Nesta primeira fase vão ser enviados pelo Tribunal Regional Eleitoral 2.879 aparelhos para 14 cidades do AM. O embarque das urnas será em caminhões de uma transportadora, a partir das 15h, desta segunda, 12, até sexta-feira, 16.
Leia também: O que você precisa saber sobre a eleição para prefeito e vereador em 2024
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com a assessoria do TRE-AM que informou quais polos e pontos vão receber as urnas. São 11 polos e três pontos.
“A logística das urnas no Amazonas é realizada através de entrepostos chamados polos, localizados em municípios nos quais, após a chegada, é feito o processo de carga das urnas, que é a inserção das mídias com os dados dos candidatos e dos eleitores das respectivas seções de votação, com a imediata colocação do lacre, que é um adesivo em papel moeda, que vai assinado pelo juiz e pelo promotor titulares da Zona Eleitoral. Após isso, as urnas são levadas a outros municípios, em geral próximos aos polos, e, muitas vezes, ainda vão, via transporte fluvial ou aéreo, para seus locais de votação”, esclareceu o TRE.
Os polos que vão receber as urnas a partir a partir desta segunda-feira são: Benjamin Constant, a 1533 quilômetros de Manaus; São Paulo de Olivença (1312 km), Santo Antônio do Içá (1502 km) e Tabatinga (1114 km) ou seja cidades bem distantes da capital amazonense.
Já na terça-feira, 13/8, será a vez dos municípios mais próximos da capital: Presidente Figueiredo, a 104 quilômetros; Manacapuru (93 km) ; Itacoatiara (175 km) e Humaitá (591 km) receberem as urnas. Na quarta-feira, 14/8, os municípios de Tefé (523 km) e Coari (373 km) recebem as urnas eletrônicas.
Na quinta- feira, 15/8, será a vez dos polos: Eirunepé (1.160 km) e Maués, a 267 km da capital amazonense e na sexta-feira, 16, encerrando esta 1ª etapa de entrega dos aparelhos pelo TRE, será a vez de São Gabriel da Cachoeira (852 km) e Parintins, a 420 km de distância da capital
Em relação a quantidade de urnas eletrônicas, Itacoatiara receberá o maior número (443), seguido de Parintins (401) e Manacapuru (396). São Paulo de Olivença recebe nesta 1º fase o menor número de aparelhos (88).
Confira o cronograma de entrega das Urnas Eletrônica fornecido, nesta segunda-feira, pelo www.tre-am.jus.br.
Urna eletrônica
A urna eletrônica é o aparelho responsável pela contabilização dos votos dos eleitores brasileiros. Foi criada em 1995 e utilizada pela primeira vez em 1996.
É o aparelho utilizado no Brasil para contabilizar os votos da população nas eleições. Por meio dele, a população brasileira escolhe os seus candidatos, e a apuração dos resultados é totalmente digital. A implantação desse sistema se deu ao longo das décadas de 1980 e 1990, com a progressiva informatização do sistema eleitoral brasileiro.
A criação da urna eletrônica estava prevista no Código Eleitoral de 1932, mas sua criação de fato só aconteceu em 1995. Sua primeira utilização no Brasil se deu nas eleições municipais de 1996, quando 57 cidades utilizaram as urnas. Ela foi implantada em todas as cidades brasileiras nas eleições realizadas no ano de 2000.