Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No Dia dos Namorados, comemorado nesta quinta-feira, 12/6, comerciantes apostam em presentes criativos e personalizados para atrair consumidores. As expectativas são positivas: uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) aponta que mais de 90% dos consumidores pretendem comemorar ou presentear nesta data.
A maioria, cerca de 88%, afirmou que irá comprar apenas um presente — e opções não faltam.
Cestas personalizadas e doces ganham destaque
A empreendedora Caroline Figueira, de 37 anos, está entre as manauaras que enxergam na data uma oportunidade de dobrar o faturamento. Dono da Clara Cestas & Presentes, ela afirma que as encomendas aumentam à medida que o dia se aproxima.
“Nessa época, saem muitas cestas com chocolates, pelúcia, flores e os kits com perfumes. Há uma grande demanda para reservas”, conta.

Segundo Caroline, a expectativa de lucro chega a 100%. “É uma data que movimenta bastante. Tem muita gente que deixa para comprar em cima da hora e, por isso, sempre mantenho opções prontas para esse público. Um investimento de R$ 1.000 pode render até o dobro”, afirma.
Já para a jovem Gloria Estephane, de 19 anos, que comanda a loja Ste Bakery, os doces são a principal aposta.
“Minha expectativa está boa. Não espero resultados grandiosos, mas sei que terei boas vendas. Os cookies são meu carro-chefe e têm uma margem de lucro muito boa”, diz.

Preferências e gastos dos consumidores
A pesquisa da Fecomércio também mostrou quais itens estão no topo da preferência dos casais. Perfumaria e cosméticos lideram com 27% das intenções de compra, seguidos por vestuário (17%) e calçados (8%). Itens como joias, acessórios, jantares românticos, chocolates e flores também aparecem entre os mais citados.
Em relação ao valor gasto, 51% dos entrevistados pretendem desembolsar entre R$ 81 e R$ 150. Outros 25% afirmam que vão gastar entre R$ 151 e R$ 450, enquanto 21% devem gastar até R$ 80. Apenas 3% devem ultrapassar a marca dos R$ 400.
A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de abril com consumidores de diferentes perfis da capital amazonense.la.