RIOS FM 95,7 AO VIVO

Pesquisar
Close this search box.

Transição de Carreira

Transicao-de-carreira

 Não é incomum observar profissionais insatisfeitos com as carreiras que exercem. Muitos até pensam em mudar de área, como mostra a pesquisa “People at Work 2022 – A Global Workforce View”, do  ADP Research Institute, que ouviu 33 mil trabalhadores de 17 países, incluindo o Brasil.  Conforme o estudo, 8 em cada 10 pessoas cogitam mudar de carreira. 

A insatisfação e a necessidade da mudança profissional tem diversas causas. Muitas vezes a pessoa é muito jovem e escolhe a profissão para agradar aos pais ou familiares. Alguns confundem hobby com vocação ou sofrem influência da mídia, no que diz respeito ao ápice de alguns segmentos, como já foi a área ambiental no passado, como é a influência digital e a área de tecnologia atualmente.

Qualquer que seja a razão, é necessário compreender que é sempre tempo de recomeçar e que a graduação ou carreira que se escolheu em um momento da vida não pode ser encarada como um contrato vitalício. Mas, como toda mudança, este é um processo que requer planejamento e alguns cuidados para que a transição não se torne mais uma frustração profissional.

Construa uma Reserva Financeira

 A primeira orientação é construir uma reserva financeira, porque durante o momento de mudança de carreira pode ser que a pessoa inicie na nova área em um nível abaixo do cargo atual, daí a importância de poder contar com recursos para manter a qualidade de vida por pelo menos dois anos.

Faça Network

O segundo ponto é fazer network com pessoas que atuam na carreira que você está buscando. Provavelmente, os profissionais da carreira atual não consigam trazer as orientações relacionadas à nova área, portanto, traçar conexões que possam abrir portas para este novo cenário é fundamental. Por isto também de faz necessário conversar com quem já passou pela transição, ainda que esta transição tenha acontecido em uma outra área profissional. É sempre possível aprender com quem já trilhou este caminho e muitas orientações e informações valiosas podem ser adquiridas com pessoas que já experimentaram esta mudança.

Tenha um Mentor

Contar com a ajuda profissional de um mentor pode ser decisivo neste processo de transição pois o especialista em carreira além de orientar sobre todos os cuidados necessários vai também te colocar em contato com profissionais da área pretendida, te dar acesso à oportunidades de trabalho e te preparar para o processo de recrutamento e seleção, auxiliando na reestruturação do curriculum e simulação de entrevistas de emprego..

Deixe as Portas Abertas

A última orientação é jamais fechar as portas, ainda que a decisão de mudança de área de atuação seja irrevogável. O ideal é despedir-se do emprego atual com toda ética, respeito e sentimento de gratidão. Resguarde um bom relacionamento e uma boa imagem com todos pois nós nunca sabemos se haverá necessidade de retornar.

Sobre a reunião que poderia ser um e-mail

comunicacao-nao-violenta

A essência da Comunicação Não-Violenta

A comunicação não-violenta é uma abordagem comunicacional preconizada por Marshall Rosenberg, que a desenvolveu para resolver conflitos.
networking

Networking: uma moeda de troca

comunicação interpessoal

Pecados da comunicação interpessoal: o uso de generalizações

O Tom de Voz Muda Tudo

O Tom de Voz Muda Tudo

medo falar público

Os porquês do medo de falar em público

Add New Playlist