RIOS FM 95,7 AO VIVO

Pesquisar
Close this search box.

Networking: uma moeda de troca

networking

Neste atual cenário de forte dinamismo, competitividade e integração global, em que o seu currículo ou o seu posicionamento ultrapassam fronteira e podem alcançar o outro lado do mundo, o networking ganha relevância cada vez mais intensa e saber se relacionar de maneira estratégica pode facilitar grandes conquistas.

Cada diálogo e encontro é uma oportunidade para expandir a sua rede de relacionamentos e esta rede de contatos que devemos ir construindo não deve restringir-se apenas ao local de trabalho e a profissionais do mesmo segmento de atuação. Pelo contrário, é interessante que construamos conexões diversas, incluindo colegas do meio acadêmico, vizinhos, familiares, amigos e também profissionais de outras áreas e interesses em comum.

Para que serve o Networking?

  • Obter informações relevantes;
  • Aperfeiçoar a carreira;
  • Ampliar a projeção pessoal;
  • Expandir a visibilidade profissional;
  • Aprofundar relações com partes de interesses comuns;
  • Identificar oportunidades de negócio e emprego.

Como fazer Networking?

Expandir Ambientes de Interação

É necessário diversificar seus ambientes de interação para além do lugar de trabalho atual, casa e família. É primordial buscar trocas entre colegas de outras áreas em eventos profissionais, cursos, congressos, feiras, exposições.

Fortalecer Atuação em Redes Sociais

Mais do que possuir um perfil profissional no instaram e LinkedIn, por exemplo, é imperativo ser atuante e produzir conteúdo enfatizando aspectos da sua carreira e ou área de atuação futura. Ter constância nas redes sociais pode representar uma vitrine ao mundo do trabalho e lhe permitir ampliar as conexões de troca, pois é interessante possibilitar que potenciais parceiros saibam do que estamos fazendo e para onde estamos indo para que possam nos contactar em caso de oportunidades.

Participar de Grupos de WhatsApp e Comunidades

Estas fontes de contato, desde que tratem de temas de relevância e podem ser uma alternativa que lhe permitirá, inclusive, contribuir de forma mais direta e rápida nas interações.

Atuar em Trabalhos Voluntários

Os trabalhos voluntários certamente são uma ação que vai te colocar em contato com pessoas de diferentes níveis e te possibilitar aprendizados relevantes, sinalizando a todos a tua abertura ao aprendizado e iniciativa, habilidades extremamente valorizadas nos ambientes de trabalho.

Ser Colaborativo e Solícito

Tenha em mente que networking vai muito além de trocas mensagens ou cartões de visita, é imperativo que haja criação de valor e importância para as pessoas envolvidas na rede de relacionamento. Apoiar com conhecimento, orientação, indicação são formas de demonstrar apoio aos parceiros de rede. Siga, curta, comente e compartilhe conteúdos relevantes de colegas em comum.

Seja uma Pessoa Interessante

Cuide-se para ser uma pessoa interessante. Isso inclui ler, viajar, ir ao teatro, cinema, qualificar-se constantemente e estar bem informado de tal maneira que nestas redes de contato estabelecidas, seu nome será mencionado e lembrado no momento certo.

E lembre-se: as oportunidades somos nós que criamos.

Transicao-de-carreira

Transição de Carreira

A primeira orientação é construir uma reserva financeira, porque o momento de mudança de carreira pode ser que a pessoa inicie na nova área.
comunicação interpessoal

Pecados da comunicação interpessoal: o uso de generalizações

O Tom de Voz Muda Tudo

O Tom de Voz Muda Tudo

medo falar público

Os porquês do medo de falar em público

A Dádiva da Empatia

Pecados da Comunicação Interpessoal: a evocação de testemunhas

Add New Playlist