Redação Rios
MANAUS (AM) – Criada com o propósito de fortalecer o mercado de energia solar fotovoltaica na região, a Associação Amazonense de Energia Solar (Amesolar) encerra agosto com uma agenda conectada com as tendências mundiais do segmento. Até o fim do mês, representantes da entidade marcam presença nos maiores eventos sobre essa cadeia produtiva, que acontecem em São Paulo: o Intersolar South America 2024 e o Fórum Sebrae de Energias Renováveis.
Maior feira e Congresso da América Latina para o setor solar, o Intersolar South começou na terça-feira, 27/8, e encerrou nessa quinta-feira, 29, no Expo Center Norte, reunindo autoridades públicas, entidades, empresários e especialistas internacionais para apresentar as inovações do segmento e discutir o avanço da energia solar no Brasil, que colocou o país como o terceiro maior mercado do mundo no ano passado.
A presidente da Associação desde 2023, a empresária Helane Souza, proprietária e diretora executiva da Future Solar, primeira empresa de energia solar do Amazonas, detalha que a entidade esteve presente no stand da Livoltek, primeira fábrica de inversores no Brasil.
Leia também: Starlink recorre de decisão de Moraes que bloqueou contas da empresa
Com um investimento inicial de R$ 70 milhões e a estimativa de gerar 600 empregos diretos e mais de dois mil indiretos, a multinacional chinesa inaugurou em julho na capital amazonense. “A convite da Livoltek, estivemos no stand deles, unindo forças em prol do crescimento das empresas no Amazonas, que apostam e investem no segmento de energia limpa. Nosso objetivo, junto com as demais empresas associadas pela Amesolar, foi conhecer as últimas tecnologias e tendências mundiais do setor solar fotovoltaico, como mobilidade elétrica, sistemas de armazenamento de baterias e painéis solares com maior potência e eficácia. Além disso, estamos buscando novas parcerias com o Banco BV, Santander e empresas de seguros”, pontua Helane.
Importância do Associativismo
A passagem da Amesolar pela capital paulista também inclui um bate-papo com grandes nomes do setor no Fórum Sebrae de Energias, que aconteceu até essa quarta-feira, 28. A presidente da entidade, que acredita no potencial do Amazonas para receber novos investimentos na geração de energia limpa, foi uma das palestrantes convidadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e falou sobre a importância do associativismo.
“A programação do Fórum inclui palestras sobre questões contemporâneas do mercado, networking estratégico e oportunidades de negócios. E a nossa contribuição foi falar sobre como o associativismo auxilia o crescimento do setor e das empresas associadas, por meio da qualificação e da defesa do interesse de todos”, assevera.
Segundo Helane, a proposta dos representantes da Amesolar é repassar todo o conhecimento adquirido aos associados por meio de assembleias e também dos eventos previstos para acontecerem em Manaus no início de setembro, como a 1ª Feira de Negócios e Inovação da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), que acontecerá nos dias 03 e 04, e a 26ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis da Região Norte (Fórum GD Norte), que acontecerá nos dias 11 e 12.
“O potencial do setor no Amazonas é imenso, basta que o Estado e os Municípios apresentem, por meio de políticas públicas, vantagens para atrair investidores para a região. Enquanto primeira e única entidade dessa cadeia produtiva no Amazonas, nossa missão é fazer de tudo para ajudar na consolidação do setor“, finaliza.