Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital amazonense abre um importante espaço de discussão com a 3ª edição do TEDxAmazônia, evento que, a partir desta sexta-feira, 29/11, reúne lideranças indígenas, ativistas e pesquisadores que têm a Amazônia como fonte natural e intelectual de vida.
A abertura acontece hoje, 29, no Teatro Amazonas, com a participação da cantora Fafá de Belém, da curandeira A-yá Kukamíria, da cantora amazonense Márcia Siqueira e de uma orquestra de câmara. O evento segue com uma extensa programação até o domingo, 1º/12.
Leia mais: Amazonas lidera com a maior quantidade de lixões em municípios
Neste ano, o TEDxAmazônia carrega o tema: “Ancestralidade coletiva e a necessidade do seu equilíbrio com os elementos naturais que sustentam a vida – terra, fogo, água”. Com isso, são esperadas propostas e soluções para o enfrentamento da crise climática no país e na região amazônica.
Cerca de 30 personalidades vão apresentar as palestras do TEDxAmazônia, com alguns destaques como a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e a líder indígena e cunhã-poranga do Boi-Bumbá Caprichoso, Marciele Albuquerque Munduruku.
As sessões serão realizadas no Salão Rio Solimões, prédio anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, situado na avenida Sete de Setembro, bairro Centro, zona Sul de Manaus, onde também haverá uma feira criativa, com 22 empreendedores locais.
Mais de 300 pessoas se inscreveram para acompanhar as palestras, rodas de conversa e experiências imersivas previstas. As inscrições já estão encerradas, mas o evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal oficial do TEDxAmazônia no YouTube.