Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em votação realizada nessa segunda-feira, 14/4, Tanara Lauschner e Geone Maia venceram a eleição no segundo turno para comandar a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Uma mulher volta ao comando da insituição após oito anos.
A chapa 57, encabeçada por Tanara e Geone, recebeu 8.089 votos, totalizando 52,86%. Já a chapa 25, liderada por Marcão e Armando Júnior recebeu 5.062 votos, totalizando 47,14% dos votos.
Leia também: Rodoviários fazem greve e paralisam 30% do transporte público em Manaus
Engenheira eletricista e doutora em informática, Lauschner é professora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, o Icomp.
Além disso, a reitora eleita é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e, atualmente, é subsecretária para a Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Governo Federal.
A vitória de Tanara garante o retorno de uma mulher ao comando da instituição desde 2017, quando Márcia Perales era a reitora da Ufam.
Doutor em Química, Geone é pesquisador e professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), na Ufam de Itacoatiara.
Tanara e Geone foram eleitos com o discurso de inclusão, defesa da ciência e autonomia universitária.
A votação foi realizada das 8h às 20h, nos campi da instituição localizados nas cidades de Manaus, Parintins, Benjamin Constant, Humaitá, Coari e Itacoatiara.
Tanara Lauschner e Geone Maia serão empossados no mês de julho deste ano, marcando assim o início da nova gestão da Reitoria da Ufam.