Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tem, desde a noite desta sexta-feira, 5/7, pela segunda vez em mais de um século de existência, uma mulher no cargo mais alto da instituição.
A professora Tanara Lauschner, oficialmente nomeada reitora, tomou posse durante cerimônia realizada no Auditório Eulálio Chaves, no campus da universidade, localizado na avenida Rodrigo Octávio, bairro Coroado, na zona Leste de Manaus. O momento foi marcado como um capítulo histórico na trajetória da Ufam.
Leia também: Tanara Lauschner e Geone Maia são eleitos para a Reitoria da Ufam
Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Tanara possui uma longa trajetória acadêmica e de gestão. A jornalista Mariane Cruz, que conviveu com a nova reitora ainda nos tempos de estudante da antiga Unidade Acadêmica (UA), nos anos 1990, celebrou a conquista.

“A posse da Tanara representa uma conquista coletiva, porque estamos nessa luta pela universidade desde que ingressamos nela. Na época do movimento estudantil, morávamos na então UA. Ela sempre foi uma orientadora próxima, preocupada com as necessidades básicas dos estudantes, se tínhamos passe estudantil ou ticket do Restaurante Universitário (RU). Para nossa geração, essa vitória é simbólica — como se todos estivéssemos tomando posse com ela. O sentimento é de orgulho, gratidão e união”, declarou Mariane ao portal Rios de Notícias.
Reconhecida por sua atuação em projetos de inclusão digital, tecnologia e defesa da equidade de gênero na ciência, Tanara assume a reitoria com o compromisso de fortalecer a excelência acadêmica, a inovação e o diálogo com a comunidade universitária.
“A maior contribuição da nova gestão será a expansão da universidade para um patamar de destaque nacional, com mais visibilidade para as pesquisas e pesquisadores da Amazônia. Para isso, é necessário investir em estruturas como laboratórios, salas de aula organizadas, restaurantes universitários e ampliar a assistência estudantil”, afirmou Sidney Aguiar, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam, também ao Rios de Notícias.


Com a posse de Tanara Lauschner, estudantes e professores esperam uma Ufam mais democrática, protagonista e atenta às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade amazonense.
Outro tema que deve ganhar espaço na nova gestão é o debate sobre parcerias público-privadas, visando mais investimentos para as universidades públicas. “Estou bastante entusiasmado com os rumos escolhidos pela comunidade acadêmica por meio do voto de servidores, discentes e docentes”, completou Sidney, que esteve presente na cerimônia de posse.
Pioneirismo
A primeira mulher a comandar a Ufam foi a professora Márcia Perales, que ocupou o cargo entre 2009 e 2013. Agora, mais de uma década depois, Tanara Lauschner dá continuidade ao avanço da representatividade feminina em posições de liderança no ensino superior da região Norte.
Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, após o processo de consulta acadêmica e escolha interna realizado pela universidade. O mandato da nova reitora terá duração de quatro anos.