Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O menino Luan Gama, de 11 anos, usou sua rede social nesta terça-feira, 5/2, para desabafar sobre a contrariedade da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGEAM) em relação ao seu ingresso na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
“Eu estou absolutamente indignado com isso. Não admito isso, as pessoas ficam me limitando porque eu sou uma criança. Manaus não está mudando. Inclusive, eu já estou fazendo uma prova para ir embora lá para os Estados Unidos, para eu zarpar daqui”, disse.
Leia mais: ‘Pequeno Gênio’: Luan Gama tem vaga reservada na UEA após determinação judicial
A indignação do garoto é porque A PGE-AM não concorda com o avanço de série dele que foi aprovado, no vestibular /2023, para o curso de Licenciatura em Matemática.
O procurador do Estado, Marcelo Augusto da Cunha, defende a adesão às etapas previstas na legislação brasileira: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
Luan tem o sonho de estudar em Harvard. Ele participou do programa de Luciano Huck, em julho do ano passado, sendo o primeiro representante do Amazonas a se destacar entre alunos de todo o país, exibindo suas habilidades em matemática, raciocínio lógico, português e geografia.
Além do destaque no programa Global, Luan que estuda em escola pública foi aprovado, em dezembro do ano passado, no vestibular da UEA, no curso de Licenciatura em Matemática. Ele conquistou 41,6 pontos na primeira fase e 50,72 na segunda, classificando-se em 13º lugar com uma nota final de 46,19.
Luan pretende morar nos Estados Unidos, mas certamente vai sentir falta da farinha e do Tambaqui.