Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O pequeno gênio amazonense, Luan Gama, foi aprovado recentemente no curso de licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aos 10 anos de idade. Contudo, para cursar a área na universidade, seria necessário a conclusão do ensino médio.
Para assegurar sua vaga na instituição, Luan recorreu a meios legais, resultando em uma decisão proferida pelo juiz Marcelo Vieira em regime de plantão. A determinação judicial ordena que a UEA reserve a vaga no curso.
A decisão ocorreu em resposta a uma “ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência antecipada” movida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.
A sentença destaca um relatório neuropsicológico apresentado pelos representantes de Luan, concluindo que o jovem atende aos critérios de altas habilidades e superdotação acadêmica.
O magistrado também instrui a Secretaria de Estado de Educação a conduzir um exame de avanço escolar para o prodígio, considerando a atenção especial preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação para pessoas superdotadas.
No entanto, o juiz expressou preocupações quanto ao impacto do ingresso precoce no ambiente universitário na maturidade emocional de Luan Gabriel, ressaltando a necessidade de uma avaliação multidisciplinar para o pequeno gênio.
“Assim, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, disse o juiz.
Luan Gama, que ganhou destaque após sua participação no programa “Pequenos Gênios” apresentado por Luciano Huck, continua ganhando notoriedade e mostrando seus talentos e habilidade com números.