Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com apenas um mês desde o início da propaganda eleitoral nas ruas e na internet, em 16 de agosto, o Amazonas já registrou 345 denúncias no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que monitora propagandas irregulares. Manaus lidera o ranking com 159 registros.
Parintins vem em seguida com 29 denúncias; em terceiro está Manacapuru, com 14; Nova Olinda do Norte, com 13; e Boca do Acre e Iranduba, ambas com 12 denúncias.
Os dados são divulgados pelo aplicativo Pardal, uma ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral que permite aos eleitores denunciar crimes eleitorais e irregularidades, como propaganda antecipada, diretamente à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público.
Leia mais: ‘Pardal’ recebe mais de 38 mil denúncias de publicidade irregular em campanhas
Outras cidades do Amazonas também aparecem na lista de denúncias registradas. Eirunepé contabilizou 10 denúncias, enquanto Maués e Carauari registraram nove queixas cada.
Já Itacoatiara teve oito registros. Municípios como Jutaí, Pauini, Careiro e Alvarães receberam entre sete e cinco denúncias.
Tipos de denúncias
- Candidatos a vereador: 179
- Candidatos a prefeito: 86
- Partidos/Coligações/Federação: 74
- Candidatos a vice-prefeito: 6
Até o momento, mais de 38 mil denúncias foram registradas em todo o Brasil por meio do Pardal, que continua a ser atualizada até o fim do período eleitoral.