Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma nova tragédia no Amazonas aconteceu, nesta segunda-feira, 29/7. Um barco, identificado como navio/motor M.Monteiro, pegou fogo no rio Solimões em direção ao município de Tabatinga, na região da tríplice fronteira com Peru e Colômbia.
De acordo com informações de testemunhas, pelo menos uma morte foi confirmada. A embarcação explodiu e muitas pessoas ficaram feridas, entre elas, crianças e adultos. O acidente fatal ocorreu nas proximidades do município de Uairini, segundo informações, no porto Braga, e o barco ia em direção à comunidade Horizonte.
Leia também: Sete passageiros estão desaparecidos após incêndio em barco no Rio Negro
Segundo a Defesa Civil do Amazonas, agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Polícia Militar de Tefé realizaram os primeiros atendimentos no local, e ainda não é possível informar quantas pessoas estavam à bordo da embarcação nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini.
Veja o vídeo
Em nota, a Marinha do Brasil informou que tomou ciência do acidente envolvendo a embarcação e que o Navio Patrulha Fluvial “Amapá” do Comando do 9° Distrito Naval e a equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos da Marinha em Tefé foram direcionados ao local para ajudar nas buscas e no socorro às vítimas, além de ressaltar que vai empregar uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste para auxiliar nas buscas e nos resgates.
A Defesa Civil do Amazonas, também por meio de nota, ressaltou que profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) embarcaram para o município levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini. Servidores do órgão e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, entre eles, mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, também compõem a força-tarefa montada pelo governo do estado para auxiliar no atendimento de feridos e na busca por desaparecidos. A instituição reforçou que Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aéras estão à disposição para serem enviadas à localidade para trazer pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde, conforme a Defesa Civil, as unidades de saúde estão de sobreaviso.