Redação Rios
MANAUS (AM) – Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fametro apresentaram nesta segunda-feira, 9/6, a exposição de maquetes produzidas ao longo do semestre, com o objetivo de integrar a teoria e a prática na formação acadêmica.
A exposição dos trabalhos, segundo a reitora da Fametro, professora Maria do Carmo Seffair, é parte do incentivo dado pela instituição para aliar teoria e prática e para aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho, realizando um projeto na prática e colocando para a avaliação do público.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ulli Toledo, destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS a importância dos trabalhos dos alunos do 4º ao 7º período, que propõem soluções arquitetônicas integradas ao ambiente urbano e natural da cidade.
Leia também: Mutirão mobiliza mais de 200 voluntários para limpar igarapé em Manaus

“A maquete é o despertar, é o olhar antes mesmo da materialização no mundo real. Então é um momento que os alunos conseguem até pensar se poderiam mudar ou alterar o produto final, então aqui é um momento de erro. Quando ele for profissional não tem mais como ele errar”
Ulli Toledo, coordenador de Arquitetura e Urbanismo
Entre as diversas propostas, a estudante Camila Bezerra apresentou um projeto de parque urbano para a área entre a avenida Djalma Batista e o Parque das Letras, na zona Centro-Oeste. O foco é a preservação ambiental e a valorização cultural da região.

“Nosso objetivo foi transformar uma área abandonada em um espaço útil para a comunidade, com enfoque na cultura local, feiras de artesanato, apresentações folclóricas e preservação do igarapé“, explicou.
Já a estudante Vívian Paz explicou sobre um projeto voltado à fauna amazônica e às comunidades tradicionais. “Criamos um parque com habitações sociais inspiradas nas palafitas e trilhas suspensas com mirantes, buscando preservar a floresta e facilitar o acesso da população“, disse.

O aluno Marcelo Soares apresentou a revitalização de um prédio histórico no centro de Manaus. O projeto usa a técnica de retrofit (revitalização e modernização de estruturas) para dar nova função à antiga Casa do Bolo Confeitado, na avenida Joaquim Nabuco.

“Propusemos uma cafeteria com coworking e galeria de exposições, para reativar o fluxo urbano na área e valorizar a história do local”, contou o universitário.



Além das disciplinas regulares, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Fametro se destaca por iniciativas práticas oferecidas pelo Núcleo de Construção Civil, como o Escritório Modelo e o projeto Moradia Popular, que proporcionam vivência de mercado desde os primeiros períodos da graduação.
*Com informações da assessoria