Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Francinaldo dos Santos da Silva, de 47 anos, conhecido como “Cinta Larga”, foi preso na quinta-feira, 22/8, na rua Saterê Maué, no bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte de Manaus. Durante a abordagem, ele tentou escapar, mas foi capturado.
O “Cinta Larga” é um dos homens de confiança do narcotraficante Gelson Carnaúba, que está preso em presídio federal, responsável pela rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, que deixou 12 mortos no ano de 2002. Francinaldo possuía um mandado de prisão em aberto devido à regressão de regime.
“Identificamos que ele estava desligando a tornozeleira eletrônica. O vulgo ‘Cinta Larga’ é um homem de extrema periculosidade, e aguardamos o momento em que o mandado foi expedido. Ele é condenado a mais de 35 anos de prisão, uma pessoa que não deveria estar em regime semiaberto, mas que, devido à nossa legislação, estava nas ruas”, afirmou o delegado Fábio Aly, titular da Polinter.
Leia mais: Homem é preso suspeito de estuprar e engravidar enteada, em Itapiranga
“Cinta Larga” iniciou no mundo do crime como integrante de uma facção criminosa local, participou de rebeliões e chacinas nas unidades prisionais do Amazonas. Atualmente, é um dos conselheiros de outra facção.
“Ele foi preso no Rio Grande do Norte com o Carnaúba, teve três passagens pelo sistema prisional e tem ligação com uma facção criminosa que domina algumas regiões daqui de Manaus. O ‘Cinta Larga’ determinava quem iria morrer”, explicou o secretário adjunto da Secretaria de Inteligência, Divanilson Cavalcanti.
A prisão ocorreu em uma operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai) e da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter da Polícia Civil (PC-AM). Francinaldo segue à disposição da Justiça.