Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com o tema “Sonhos que florescem no Outubro Rosa”, a 9ª edição do Click Solidário será realizada no próximo domingo, 26/10, às 16h, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
O evento, que une fotografia e solidariedade, é um tributo à força e à esperança de mulheres em tratamento contra o câncer de mama, dentro das ações da campanha Outubro Rosa.
Idealizado pelo jornalista e fotógrafo Edivan Farias, o projeto nasceu do desejo de resgatar a autoestima e valorizar a vida de mulheres que enfrentam o câncer. Por meio de retratos feitos de forma voluntária e gratuita, Edivan tem emocionado e impactado centenas de pacientes oncológicas no Amazonas.
“Tudo começou quando participei de uma ação fotográfica no Magdalena Arce Daou. Estávamos fotografando crianças especiais e fiquei profundamente tocado com a forma como a fotografia podia levar alegria. Era outubro, e a campanha do Outubro Rosa me inspirou a criar algo para apoiar essas mulheres tão guerreiras. Então comecei, pelas redes sociais, um movimento de amor através da fotografia”, relembra Edivan.


Retratos que transformam vidas
Uma dessas mulheres é a enfermeira Cinthia Damasceno, de 46 anos, que conheceu o Click Solidário em um dos momentos mais delicados de sua vida: durante o tratamento de um câncer uterino.
“Eu estava muito fragilizada física e emocionalmente. Conhecer o Click Solidário foi um divisor de águas. As fotos me fizeram enxergar beleza mesmo na dor. Me senti viva, acolhida e fortalecida. Serei eternamente grata ao Edivan por esse gesto de carinho em um momento tão difícil”, relata, emocionada.

Um retrato de solidariedade
O Click Solidário é um convite à empatia e à sensibilidade. O projeto oferece ensaios fotográficos gratuitos para mulheres em tratamento ou em recuperação do câncer, especialmente aquelas que não têm condições de contratar um fotógrafo profissional.
“Nos anos anteriores, conseguimos oferecer maquiagem, lanche e outros cuidados, mas neste ano, com os desafios financeiros, faremos algo mais simples, mas igualmente especial. Cada participante levará algo para o nosso piquenique: água, suco, refrigerante… E, claro, o principal estará garantido: a fotografia que eterniza um momento de superação e amor-próprio”, explica Edivan.
Mesmo com menos recursos, o que permanece inabalável é o espírito de solidariedade e a certeza de que cada click é uma forma de reconstruir a autoestima e devolver às mulheres o brilho que, muitas vezes, se apaga durante o tratamento.

Quem quiser colaborar com a iniciativa pode fazer doações via Pix: (92) 99467-7004 (Edivan Farias).
Antes de encerrar, Cinthia deixa uma mensagem de esperança para outras mulheres que enfrentam a mesma luta. “Não desistam. Lutem todos os dias. O câncer pode nos abalar, mas nunca deve nos definir. Somos mais fortes do que imaginamos”, conclui.











