Lauris Rocha e Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma balsa colidiu contra o porto no município de Borba, a 210 quilômetros de Manaus, na tarde de domingo, 23/2. Apesar da gravidade do impacto, ninguém ficou ferido, segundo o prefeito Toco Santana, que esteve no local após o acidente.
Em vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que a embarcação atinge a estrutura metálica do porto, que se desprende da orla e fica próxima à margem do rio Madeira. O empurrador transportava soja e causou apenas danos materiais.
Leia também: Colisão entre veículos é registrada no mesmo dia em que semáforo passa a funcionar na zona Centro-Sul de Manaus
O prefeito Toco Santana (Republicanos) afirmou que moradores de casas flutuantes próximas ao porto identificaram a empresa responsável pela embarcação e que a situação será investigada.
“Vamos, daqui a pouco, tentar pegar a lancha pra ver se a gente consegue, ainda, alcançar eles porque foi um acidente muito grave”, declarou o prefeito em um vídeo divulgado nas redes sociais.
O delegado da Polícia Civil, Jorge Arcanjo, também esteve no local e informou que um boletim de ocorrência foi registrado para dar início à investigação. Toda a documentação será encaminhada à Capitania dos Portos.
Em nota, a Prefeitura de Borba ressaltou que a estrutura portuária é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que um engenheiro do município já está no local analisando os danos.

O DNIT informou que o porto permanece fechado e que equipes da autarquia estão a caminho para avaliar os estragos. Técnicos levarão os equipamentos necessários para a realização dos devidos reparos.