Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As ausências de David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União) no terceiro debate dos candidatos à Prefeitura de Manaus, realizado no domingo, 15/9, não passou despercebida. Os dois foram lembrados em vários momentos pelos demais candidatos e se tornaram alvos de críticas.
O “Debate do Futuro”, mediado pela Cynthia Blink, aconteceu no Novotel Manaus, na zona Sul, sendo transmitido pelo Instagram oficial da jornalista @CynthiaBlink, pela Rádio Mix 100.7 FM e pelo YouTube do portal Diário da Capital.
Leia também: Partido Novo aciona STF contra presidência de Roberto Cidade na Aleam até 2026
Logo na primeira pergunta, o candidato Capitão Alberto Neto (PL), ao questionar Amom Mandel (Cidadania), relembrou que o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União), foi responsável por aprovar o aumento de dois impostos e taxas.
Entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além das taxas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que sofreram reajustes nos últimos dois anos.
“No mandato passado, eu fui vice-líder do governo Bolsonaro, e lá, a todo momento, nossa política era reduzir impostos”, pontuou Alberto Neto, acrescentando: “Aqui em Manaus, o presidente da Assembleia votou para aumentar a conta de luz, o teu IPVA, as taxas do Detran, a internet, e a conta do celular”.
Amom Mandel também comentou sobre o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). “No primeiro dia de gestão, vamos revogar e cancelar esse aumento ilegal e imoral do IPTU, que foi feito de forma disfarçada pelo prefeito David Almeida, afetando mais de 300 mil famílias”, declarou.
Mais adiante no debate, Marcelo Ramos (PT) também comentou as ausências: “Cada vez que a gente fala sobre o problema da cidade, a gente entende por que o Roberto Cidade e o David Almeida não estão aqui no debate”.
Marcelo também criticou a principal proposta de Cidade para a saúde: “Eu vejo o candidato do governador propondo não sei quantas UPAs e a construção de um hospital. O que ele não diz é que o governador dele, que ele é preposto nesta eleição, em seis anos de mandato, não construiu nenhuma unidade de saúde em nenhum dos 62 municípios do estado do Amazonas”.
Os demais candidatos Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos não comentaram as ausências.