Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita a capital amazonense nesta terça-feira, 9/9, para uma agenda de entregas em dois segmentos: uma visando o combate ao crime organizado na Amazônia Legal e outra para ampliar a conectividade na Região Norte do país. O político passará o dia em Manaus.
Pela manhã, às 10h, o presidente participa da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.
Leia mais: Base aliada de David Almeida barra pedido de prestação de contas do Festival Sou Manaus
O CCPI tem investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura funciona como núcleo de inteligência e cooperação policial. Autoridades locais e internacionais participarão do evento.
Já no período da tarde, por volta das 15h, Lula visita um novo projeto de infraestrutura digital na Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do governo federal “Norte Conectado”. Na ocasião, o presidente também entrega a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao estado Amazonas.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS acompanhará a agenda de Lula em Manaus. O primeiro evento acontece na superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. O segundo ocorre no Píer da Estação Naval do Rio Negro, situado na Estrada de Acesso ao Comando Naval, conjunto Vila Buriti, em Manaus.












