Redação Rios
MANAUS (AM) – “Vozes do Catalão: a busca pela dignidade sobre as águas” é o novo minidocumentário produzido pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS e marca a estreia do ‘DocumentaRios’, uma iniciativa audiovisual que busca dar voz às comunidades do Amazonas e às suas conquistas, muitas vezes invisibilizadas.
A produção mergulha no cotidiano da comunidade ribeirinha do Catalão, localizada no município de Iranduba, a 27 km de Manaus. Nela, a escassez de água potável ainda é uma dura realidade na chamada ‘cidade sobre as águas’, que só é acessível por via fluvial a partir do Porto da Ceasa, em um trajeto de 20 minutos de lancha.
“O que mais aflige o Catalão é a falta de água potável. Nós temos praticamente tudo para viver bem aqui, mas, quando chega a seca, já sofremos por antecipação, sabendo que vamos ter que carregar baldes na cabeça”, relata Raimunda Viana, líder comunitária e uma das vozes que conduz a narrativa do filme.

Para a diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes, a estreia do quadro representa um passo importante. “O DocumentaRios nasce como uma ferramenta de escuta e denúncia. Queremos que o Brasil e o mundo conheçam essas histórias e se sensibilizem com o Amazonas profundo, mesmo diante do abandono”.
Com produção e reportagem de Gabriel Lopes, imagens de Hudson Neris e João Dejacy, produção de Nayandra Oliveira, edição de texto de Fábio Leite, edição de vídeo de Fabíola Moreira e direção de jornalismo de Rômulo Araújo, o minidocumentário traz à tona o contraste entre a abundância de água na paisagem e a escassez nos lares.
“A proposta do DocumentaRios é exatamente essa: mostrar, com sensibilidade e responsabilidade, os desafios reais vividos por populações que, muitas vezes, estão a poucos quilômetros dos centros urbanos, mas são esquecidas pelo poder público”, explica Rômulo Araújo, diretor de jornalismo do Portal e do Jornal RIOS DE NOTÍCIAS.
Estreia no Dia do Documentário
A estreia do ‘DocumentaRios’ nesta quinta-feira, 7/8, coincide com o Dia do Documentário Brasileiro. O minidocumentário já está disponível no canal oficial do Portal no YouTube e nas plataformas digitais da Rede Rios de Comunicação.












