Redação Rios
MANAUS (AM) – O senador Plinio Valério (PSDB) criticou o anúncio feito pelo governo federal sobre a criação de um novo grupo de trabalho para tratar do asfaltamento da BR-319. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais nesta quarta-feira, 16/7, o parlamentar afirmou que a proposta não passa de manobra política.
O acordo para viabilizar a pavimentação da BR-319 cria um cronograma de ações de proteção ambiental e de desenvolvimento para moradores do entorno, com o objetivo de viabilizar o licenciamento do asfaltamento sem grandes prejuízos ambientais, como registrado em outras rodovias na região.
O parlamentar afirmou que o anúncio feito por Marina Silva (REDE) de que vão destravar as questões referentes a BR-319 é “mentira”, ainda mais levando em conta o tempo extenso de estudo da obra. “Dez meses vão levar dois para construir o grupo, oito para mostrar o estudo, e vão apresentar na véspera das eleições. Isso é balela“, informou.
Leia também: Empresário que fez campanha para David Almeida mantém contratos milionários com a Prefeitura de Manaus
O senador também informou que o ministro dos Transportes, Renan Filho é a favor da construção da BR-319 com quem já manteve o contato para falar sobre o assunto entre 2023 e 2024. “Concluíram pela viabilidade da nossa BR, que é possível realizar a recuperação da rodovia com ações de sustentabilidade.”, confirmou.
Foram listados nos estudos: túneis subterrâneos para a passagem de fauna, 500km de cercamento de áreas florestais e portais de fiscalização, além de outros itens. “Ouviram indígenas, comunidades impactadas, audiência publica, ouviram tudo que tinha que ouvir e concluiu a viabilidade.“, destaca.
Para ele, a quantidade de tempo para esperar pelos estudos relacionados a BR-319 é absurda e um desrespeito para quem precisa da via para se locomover. “Eu vou cumprir com o meu papel e exigir respeito aos amazonenses”, ressaltou.
Alguém caiu nessa conversa eleitoreira de q Marina fez acordo p destravar a BR 319? Criar um grupo de trabalho de 8 meses a partir de maio para o resultado sair na véspera da eleição? É mentira, balela p enganar os amazonenses. Os estudos existem mas ela não aceita os resultados pic.twitter.com/n4mjmAv3fO
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) July 16, 2025
*Com informações da assessoria






