Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Voepass, empresa responsável pelo avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (SP), deixando 62 pessoas mortas entre tripulantes e passageiros, comprou a companhia aérea amazonense MAP Linhas Aéreas, no ano de 2019.
Fundada em 1995, a empresa se chamava inicialmente Passaredo. Em 2019, a companhia comprou a MAP Linhas Aéreas, com sede em Manaus, e passou a se chamar Voepass. Em 2021, a Gol Linhas Aéreas anunciou a aquisição da empresa amazonense, no entanto, até abril de 2024, o processo de aquisição não havia sido concluído.
Leia mais: ATR-72: saiba mais informações sobre modelo de avião que caiu em Vinhedo
Ainda assim, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) constatam que a Voepass foi a empresa aérea que mais cresceu no Brasil no último ano, entre julho de 2023 e junho de 2024, considerando voos domésticos. No período mencionado, a Voepass cresceu 39,3%.
Analisando apenas a variação em número de passageiros no período, a Voepass cresceu 41,9%, movimentando 829 mil pessoas, entre 43 destinos. Nos 12 meses imediatamente anteriores, foram contabilizados 584 mil viajantes.
Tragédia
Por volta das 13h30 desta sexta-feira, 9/8, uma aeronave turbohélice, da marca franco-italiana ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo, vindo de Cascavel, no Paraná. A aeronave seguia para Guarulhos (SP).
Nenhuma das 62 pessoas que estavam a bordo do avião, entre passageiros e tripulantes, sobreviveu ao acidente. Ainda não se sabem as causas do ocorrido, mas um vídeo divulgado na redes sociais, mostra que o avião perde sustentação e vai caindo em círculo, até se chocar no chão.