Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma manifestação foi realizada na noite desse domingo, 28/7, no Largo São Sebastião, localizado no Centro da zona Sul de Manaus. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, um grupo de venezuelanos protesta e é dispersado pelos policiais militares.
Os manifestantes, com cartazes e bandeiras de seu país, protestavam devido o resultado das eleições presidenciais que ocorriam na Venezuela. Segundo órgãos oficiais, a vitória foi dada a Nicolás Maduro, reeleito para mais um mandato. Porém, o pleito é marcado por diversas controvérsias e acusações políticas, levantando dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral.
Leia mais: ‘Venezuela tem que mostrar ao mundo que realizou eleições transparentes’, diz especialista
Os policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) formaram uma barreira com escudos e viaturas enfileiradas na rua 10 de Julho, no entorno do Largo São Sebastião. Apesar da presença policial, não há registros de confrontos diretos com os manifestantes.
Porém, alguns protestantes que estavam no local afirmam que foi usado gás lacrimogêneo para dispersar, atingindo pessoas e crianças que passavam pelo local.
A comunidade de imigrantes venezuelanos, muitos dos quais deixaram o país devido à crise econômica e política, demonstra insatisfação com a reeleição de Nicolás Maduro.