Redação Rios
BRASÍLIA (DF) – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na manhã desta quinta-feira, 22/6, o julgamento da ação que pode declarar a perda dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deixá-lo inelegível por oito anos.
O TSE julga a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.
A sessão começou pela manifestação do relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, que fará a leitura do relatório da ação. O documento resume todas as etapas percorridas pelo processo. Em seguida, os advogados do PDT e de Bolsonaro terão 30 minutos para se manifestar.
A tendência na Corte é que a maioria dos ministros vote pela condenação de Bolsonaro. A análise do processo deve ocupar mais de uma sessão e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, já reservou as sessões da semana que vem (dias 27 e 29) para a conclusão do julgamento, se for necessário.
*Com informações da assessoria