Gabriel Lopes – Rios de Notícias
WASHINGTON (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump travou um bate boca com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em encontro bilateral realizado nesta sexta-feira, 28/2, na Casa Branca, que estava sendo transmitida ao vivo.
Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano. O retorno do republicano ao poder reforça as relações do país com o adversário Vladimir Putin, com quem possui boa relação.
O vice-presidente americano JD Vance também participava da reunião, quando afirmou Zelensky: “Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana”.
Leia mais: Zona Franca de Manaus completa 58 anos em ‘melhor momento de estabilidade jurídica’
Quando o presidente ucraniano tentou responder, Trump levantou a voz e o acusou de estar jogando com o risco de uma “Terceira Guerra Mundial”. As fortes declarações minaram o acordo e uma coletiva de imprensa foi cancelada por ambos.
“Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, afirmou Trump ao ucraniano.
🚨 TRUMP DETONA ZELINSKY POR DESRRESPEITO NO SALÃO OVAL AO VIVO 'VOCÊ QUER A 3ª GUERRA MUNDIAL'
— Tradutor News (@tradutornews) February 28, 2025
Trump critica líder por desrespeito no Salão Oval, acusando-o de ingratidão enquanto EUA tentam evitar destruição de seu país. Rebate problemas de guerra, conscrição e alerta… pic.twitter.com/KE6E5hCYwZ
Zelensky então apontou que Trump é menos duro com Putin. “Não faça concessões a um assassino”, disse. “Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos”, disse Trump na Casa Branca. Os EUA são aliados da Ucrânia na guerra desde a gestão Biden.
Nos últimos dias, Trump e Zelensky já vinham trocando farpas. Zelensky acusou Trump de estar preso em uma bolha de desinformação russa. Em resposta, o presidente americano chamou o ucraniano de “ditador sem eleições” e o pressionou a fechar o acordo de minerais ou “não restará a ele um país”.