Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE) fez um balanço das ações realizadas durante as primeiras horas de votação neste domingo, 6/10. Segundo dados do órgão, foram registrados 20 problemas com urnas eletrônicas.
Ainda de acordo com o TRE, dos vinte problemas com as urnas, onze precisaram ser substituídas, sendo oito na capital e três no interior do estado. Após as trocas, todas as urnas passaram a funcionar dentro da normalidade esperada.
Outra ação realizada pelo órgão foi a fiscalização das viagens com destino ao interior do Amazonas, que passaram por inspeções manuais e por Raio-X. O aeroclube também foi fiscalizado, e no porto de Manaus foram apreendidos entorpecentes.
Leia mais: Rede Rios de Comunicação terá cobertura especial das Eleições Municipais 2024
Em Coari, a 370 quilômetros de Manaus, o candidato Raione Cabral (Mobiliza) foi preso pela Polícia Federal após jogar dinheiro para a população em uma praça pública, o que gerou tumulto e confusão.
Já em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, a PF realizou uma operação para reprimir crimes de corrupção eleitoral e caixa dois. Um homem foi preso em flagrante com cestas básicas, combustíveis e caixas de fogos de artifício.
A Polícia Federal também destacou que está investigando uma denúncia sobre longas filas que se formaram em postos de combustíveis na zona Centro-Sul de Manaus, com suspeitas de compra de votos em troca de gasolina.
Segundo a denúncia, motoristas apresentavam cupons no valor de R$ 50, que foram distribuídos por candidatos como parte de uma estratégia de captação ilegal de votos. A PF fechou o estabelecimento.
O TRE informou ainda que está sendo investigado o esquema em que a estrutura do Governo do Amazonas estaria sendo utilizada para favorecer a campanha de Brena Dianná (União) em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Operações já foram realizadas tanto no município quanto na capital, com buscas em residências e um homem foi preso com R$ 38 mil em espécie.