Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O empresário Wilmar Vianna Filho, de 68 anos, conhecido como “Wilmazinho” e tio do deputado federal Saullo Vianna (UB), foi assassinado a tiros na Avenida Nações Unidas, nas proximidades da Escola de Idiomas Aldair Kimura Seixas, em Parintins.
Wilmazinho era irmão mais novo de Sérgio Rodrigues Vianna, pai do deputado. Testemunhas relataram que Wilmazinho estava caminhando com um amigo quando foi abordado por dois homens armados em uma motocicleta, que dispararam contra ele.
Leia também: Morte de idosa é investigada pela polícia após chegar morta em SPA de Manaus
A vítima foi atingida por quatro tiros, sendo um nas costas e três na cabeça. Apesar das tentativas de socorro feitas pela equipe da Central de Resgate, Wilmazinho não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com a polícia, uma investigação e está considerando diversas linhas de apuração. Uma das possíveis motivações é uma disputa relacionada à venda de um terreno que Wilmazinho teria ganho na justiça de um policial militar.
Confronto com Policial Militar
Em 18 de novembro de 2023, um vídeo mostra o momento em que um policial militar, identificado como Sargento Anderson, invadiu a casa de um idoso e disparou em direção ao cachorro do morador. O alvo se tratava de Wilmarzinho.
O acontecimento, filmado pela própria vítima, revela um diálogo conturbado com o sargento, que se recusou a sair da residência. No vídeo, o oficial pede ao homem para deixar a casa, sem esclarecer inicialmente o motivo da intervenção.
Diante da recusa do morador, a autoridade ameaça entrar à força na residência e, em meio ao confronto, dispara em direção ao cachorro de estimação de Wilmar.
Nas redes sociais, familiares do idoso afirmam que o homem era perseguido em decorrência de processos judiciais. “Ele não tinha dívidas, nem era envolvido com nada criminoso. Estava sendo perseguido e foi ameaçado devido a alguns processos judiciais. Por favor não especulem“, diz um familiar próximo.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com o deputado federal Saullo Vianna (União), para saber mais detalhes de sua ligação com o tio vítima do assassinato, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta do político.