Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A atriz Taís Araújo e o marido Lázaro Ramos estão no Amazonas conhecendo as belezas da fauna e flora local. Os atores conheceram nessa segunda-feira, 22/7, a comunidade do Tumbira, localizada a uma hora e meia de Manaus em um trajeto feito de barco.
Em seus stories, Taís dividiu momentos mais que especiais da visita. “Vou apresentar para vocês duas mulheres incríveis. Izolena e Helena que vão falar do trabalho delas”, disse a atriz entusiasmada.
Helena Garrido, ao lado da filha Izolena, falou nas redes sociais da atriz sobre o trabalho que desenvolve na comunidade.
“Desenvolvo habilidades de documentação natural com as flores, as oficinas de cores da floresta e medicina natural. Trabalho com meninas, mulheres e crianças ensinando, junto com a minha filha, sobre a nossa cultura. São produtos trabalhados em cadeias produtivas no artesanato, pesca, madeiras e agricultura que vocês estão vendo e conhecendo aqui”, disse a professora nos stories de Taís Araújo.


A atriz também aproveitou para mergulhar no Rio Negro e teve a sorte de ver alguns botos cor-de-rosa, uma experiência que registrou com muita empolgação. Nas redes socias, os internautas opinaram sobre a visita. “Ótima escolha do casal “, “Bem vindos ao Amazonas “, “Eterna Penha” [ personagem da novela Cheias de Charme que caiu nas graças do público em 2012 e marcou a carreira de Taís], “Ela é muito linda”, disseram.
Tumbira
Localizada a uma hora e meia, com trajeto feito de barco partindo de Manaus, a comunidade do Tumbira, que fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, é um modelo de como uma boa gestão e a execução de projetos podem gerar resultados positivos, beneficiando seus moradores em diversas áreas, além de proporcionar geração de renda conservando a floresta em pé.
No local, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é responsável por implementar ações que visam o crescimento econômico, educacional, cultural, turístico e de infraestrutura física e tecnológica, beneficiando diretamente mais de 140 ribeirinhos. As ações ocorridas nas Unidades de Conservação (UCs) são feitas em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM).