Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A eleição de David Reis (Avante) como presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira, 1°/1, marcou o início da nova legislatura (2025-2028) e evidenciou o apoio de nove dos 13 vereadores estreantes à candidatura do parlamentar apoiado pelo prefeito David Almeida (Avante).
Para parte da classe política e da população, a adesão de novos parlamentares ao nome de Reis sugere uma concordância com sua gestão anterior (2021-2022), marcada por denúncias de má gestão de recursos públicos e alinhamento direto com o executivo municipal.
Rodrigo Guedes (PP), o único candidato a concorrer contra Reis, fez duras críticas ao rival durante seu discurso, relembrando as polêmicas da gestão anterior e questionando a postura de novatos que haviam se eleito com o discurso de mudança.
“Essa eleição será um divisor de águas e já mostra como se comportarão os vereadores nos próximos quatro anos. Agradeço sobremaneira os vereadores Zé Ricardo, Sargento Salazar, Capitão Carpê e Rodrigo Sá, não só pelo corajoso apoio à nossa candidatura, mas, acima de tudo, pelo desprendimento de não seguirem o caminho fácil da sedução do poder e dos acordos políticos já muito conhecidos pela população brasileira“, disse Rodrigo Guedes.
Guedes também destacou a recorrência de escândalos que marcaram a gestão de Reis entre 2021 e 2022.
“Por dois anos, 2021 e 2022, a Câmara Municipal de Manaus figurou no noticiário nacional de forma negativa. Foram denúncias de mau uso e irregularidades com dinheiro público. Mesmo assim, dezenas de vereadores estão dispostos a trazer este mesmo presidente, cedendo à vontade do prefeito de Manaus. Por que será? Essa é a pergunta que a própria população precisa fazer e responder”, afirmou o vereador.
Novos vereadores e votação
Dos novatos, apenas Zé Ricardo (PT), Sargento Salazar (PL) e Rodrigo Sá (PP) votaram contra Reis, enquanto Coronel Rosses (PL) optou por voto em branco.
Os demais vereadores de primeiro mandato votaram a favor de David Reis:
- Aldenor Lima e Simon Bessa (União)
- Eurico Tavares (PSD)
- João Paulo “Janjão” (Agir)
- Marco Castilhos (União)
- “Pai Amado” (Avante)
- Paulo Tyrone (PMB)
- Rodinei Ramos (Avante)
- Sérgio Baré (PRD)
Com o apoio de 35 parlamentares, David Reis assume pela segunda vez a presidência da CMM, prometendo fortalecer o diálogo institucional e atender às demandas da população.
A postura dos novos vereadores, no entanto, já alimenta debates sobre possíveis alinhamentos e a independência do Legislativo frente ao Executivo municipal.