Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em sessão especial realizada às 15h desta quarta-feira, 30/10, os deputados estaduais do Amazonas reelegeram Roberto Cidade (União Brasil) como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2027, em uma chapa única sem concorrentes.
Dos 23 parlamentares presentes, 22 votaram a favor, com apenas o deputado Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), votando contra.
A eleição foi convocada após o ministro Cristiano Zanin, do STF, anular a antecipação anterior por violar os princípios de alternância de poder e pluralismo político, determinando novas eleições até fevereiro.
Na sessão passada, Cidade já havia sinalizado a possibilidade de um novo pleito, ressaltando a união entre os deputados e afirmando que a decisão seria feita em comum acordo com o colegiado.
A nova Mesa Diretora inclui Adjuto Afonso como 1º vice-presidente, Abdala Fraxe como 2º vice, Joana Darc como 3ª vice, e Alessandra Campelo como secretária-geral, entre outros, mantendo a mesma formação anterior anulada pela Justiça.
Com a decisão, Roberto Cidade segue para seu terceiro mandato consecutivo como presidente do maior órgão legislativo do estado, uma situação inédita. Antes das emendas constitucionais promovidas durante a gestão de Cidade, a reeleição de deputados dentro do mesmo mandato não era permitida.