Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O nível do Rio Negro está no status de “seca” com 14,18 metros na medicação deste sábado, segundo dados do Porto de Manaus. Anteriormente o rio estava em “em seca extrema”, abaixo dos 14 metros.
A recuperação promissora ainda é considerada lenta, visto que o rio ainda está quatro metros abaixo da normalidade. Desde o início da semana passada, o afluente tem apresentado subidas médias de 18 centímetros por dia.
Vale ressaltar que em 2023, a cota estava em 13,20 metros, mais de um metro abaixo do registro neste sábado. Por sua vez, em 2022, quando não foi registrada seca extrema, o nível do rio estava dentro da normalidade com 18,39 metros.
Leia também: Sete bairros de Manaus ficam sem fornecimento de energia neste sábado, 23
Repiquete
No dia 28 de outubro, o Rio Negro chegou a secar quatro centímetros na capital amazonense durante um período em que o afluente havia voltado a subir cerca de 39 centímetros, o que demonstra a passagem do fenômeno popularmente conhecido como “repiquete”.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS à época, o pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), André Martinelli, destacou que a previsão para que o Rio Negro voltasse a encher seria no final de outubro e início de novembro.
“Já houve um repiquete no município de Tabatinga, setembro e outubro, são os meses de previsão do início do processo de estabilização da seca naquela região. Em outubro e na primeira quinzena de novembro a enchente vai começar pelo município de Tabatinga. Geralmente 50% da enchente começa neste período”, frisou o especialista.