Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro segue em ritmo acelerado de subida na capital amazonense chegando a medir nesta quarta-feira, 26/3, cerca de 25,81 metros, conforme dados do Porto de Manaus, que também revelam que o afluente está 2,43 metros acima do que nesta mesma data no ano passado.
O rio está próximo de bater o nível de alerta de inundação que é de 27 metros, além de superar a cota de inundação que é de 27,50 metros, em Manaus.
Em 2024, o Rio Negro registrou a sua maior seca da história ao registrar 12,11 metros em outubro, deixando marcas que ficaram na vida de muitos amazonenses. Apesar disso, o rio de águas escuras aparenta estar enchendo com maior facilidade neste ano.
Leia mais: Rio Negro avança para cotas acima do esperado, aponta especialista
Conforme o Painel do Clima do Amazonas, o afluente registrou uma média de subida diária de, aproximadamente, nove centímetros. Desde o fim do processo de vazante e início da enchente na região amazônica, o Rio Negro já subiu 13,70 metros.
Em entrevista recente ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o pesquisador de Hidrologia e Gestão Territorial, André Santos, destacou que, apesar da seca histórica, o rio agora apresenta níveis próximos à média histórica para o período, podendo até superá-la.
“No Rio Negro, já estamos avançando para cotas acima do esperado. Com o acumulado de chuva previsto, que apresenta anomalia positiva e bem marcada, é provável que o rio saia da condição de normalidade e alcance níveis superiores ao esperado”, apontou o especialista.
Em municípios do Médio Rio Negro, como Barcelos, os níveis já estão acima do esperado para a época, atingindo a parte superior da faixa de normalidade. “Somando isso às chuvas acima da média, o Rio Negro pode atingir níveis acima do normal para esta época do ano”, disse ele.