Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro voltou a secar na capital amazonense nos últimos quatro dias. Nesta segunda-feira, 28/10, o afluente que banha Manaus mede 12,29 metros, conforme dados do Porto de Manaus. Isso representa 21 centímetros a menos do que a maior média registrada nos últimos dias.
No dia 9 de outubro deste ano, o Rio Negro registrou a sua maior vazante da história ao chegar aos 12,11 metros, superando a média anterior de 12,70 metros, registrada em 2023. Após ficar estagnado por três dias, o afluente voltou a subir no dia 13 deste mês.
O Negro seguiu essa tendência até a última quarta-feira, 23, quando atingiu os 12,50 metros, após subir 39 centímetros. Após isso, as águas voltaram a descer. Isso demonstra que o afluente ainda passa por um fenômeno popularmente conhecido como “repiquete”.
Leia mais: Seca revela ‘parque natural’ próximo à Ponte no Rio Negro em Manaus
Quando a marca de 2023 foi superada no início de outubro, o pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), André Martinelli, destacou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, que a previsão dos especialistas para que o Rio Negro voltasse a encher no final de outubro e início de novembro.
“Já houve um repiquete no município de Tabatinga, setembro e outubro, são os meses de previsão do início do processo de estabilização da seca naquela região. Em outubro e na primeira quinzena de novembro a enchente vai começar pelo município de Tabatinga. Geralmente 50% da enchente começa neste período”, destacou o especialista.