Redação Rios
MANAUS (AM) – Um Projeto de Lei, que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), quer estabelecer um período de carência de 15 minutos para os usuários do sistema de estacionamento rotativo pago em Manaus, o Zona Azul.
O projeto foi discutido pelos vereadores nessa quarta-feira, 26/3, na Casa Legislativa. Atualmente, motoristas pagam uma taxa de R$ 3,50 para estacionar por até uma hora, mesmo que permaneçam por menos tempo. A Zona Azul funciona no Centro de Manaus e no conjunto Vieiralves.
Leia também: Funcionária morre após ser esmagada por empilhadeira na zona Norte de Manaus
De autoria do vereador Capitão Carpê (PL), o projeto busca oferecer maior flexibilidade aos motoristas que necessitam realizar paradas rápidas, como desembarcar passageiros ou retirar objetos do veículo.
“Hoje, qualquer cidadão que precise estacionar dentro dessa área do Zona Azul não tem nenhuma carência de estacionamento. Muitas vezes, a pessoa tem apenas segundos para desembarcar, tirar algum material de dentro do seu carro ou deixar alguém, e isso já obriga automaticamente a pagar”, explicou o parlamentar.
A carência de 15 minutos permite maior flexibilidade aos motoristas que desejam realizar pequenas paradas, ou embarque e desembarque de passageiros, e até mesmo estão no local para atividades de curto prazo, sem necessidade imediata de pagamento.
Após deliberação em Sessão, o projeto nº 105/2025 seguiu para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
*Com informações da assessoria