Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Manaus nesta terça-feira, 10/9, para participar de uma reunião com prefeitos do Amazonas no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O evento está marcado para as 15h30, horário local, e contará com a presença de autoridades estaduais, federais e representantes da população afetada pela seca na região.
Leia também: Lula deve escolher mulher negra e próxima da política para Ministério dos Direitos Humanos
Durante o encontro, organizado pela Presidência da República em parceria com os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o presidente Lula deve anunciar medidas emergenciais para enfrentar a crise da seca que afeta a Amazônia.
A expectativa é que as ações apresentadas estejam focadas no suporte às populações ribeirinhas e em estratégias para minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos da estiagem prolongada.
Além de Lula, o evento contará com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e de ministros de Estado com a possibilidade da vinda de Waldez Goés, titular do MIDR e Marina Silva do Meio Ambiente. O público estimado inclui cerca de 300 pessoas, entre prefeitos de municípios amazonenses e autoridades políticas locais.
A crise hídrica, que tem afetado diversas regiões da Amazônia, será o ponto central da reunião, e as medidas anunciadas devem trazer alívio para as comunidades mais atingidas pela escassez de água e seus efeitos na produção e no transporte local.