Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Eddie Cesar de Souza Cordeiro e mais quatro pessoas, foram presas em Manaus entre a noite de sábado, 26/4, e a madrugada de domingo, 27, por envolvimento em um esquema de cobranças abusivas de estacionamento, os chamados “flanelinhas”, nos arredores da Arena da Amazônia e do Sambódromo.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na zona Centro-Oeste da capital, após denúncias anônimas e investigações conduzidas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
A SSP-AM informou que os suspeitos cobravam até R$ 50 de motoristas, prática que, desde o início do ano, vem sendo monitorada por prejudicar quem circula por áreas de grande movimentação, especialmente em noites de eventos na Arena da Amazônia e no Sambódromo.
Leia mais: Comandante da PM é flagrado agredindo mulher e disparando arma em Novo Aripuanã
Durante a operação, a PMAM prendeu os envolvidos e iniciou os procedimentos legais para dar continuidade à investigação. Entre os detidos, está o tenente-coronel que atuava na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Em 2019, ele já havia sido afastado da direção de uma escola estadual administrada pela PM, após pais de alunos denunciarem áudios em que o policial oferecia dinheiro para participar de um ménage.

Em resposta à prisão, a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PM instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do policial e possíveis crimes militares. A Sedel informou que está prestando apoio às investigações.
“O Governo do Estado ressaltou que não compactua com condutas irregulares de seus servidores e reafirmou seu compromisso com a transparência e o respeito à lei. A SSP-AM seguirá monitorando e combatendo crimes relacionados a estacionamentos irregulares na capital”, afirma em nota.
Locais de cobrança irregular
As ações de fiscalização devem continuar nas imediações da Arena da Amazônia, Sambódromo, Centro de Convenções Vasco Vasques e Arena Amadeu Teixeira.
Além disso, a Prefeitura de Manaus também está colaborando nas fiscalizações em áreas como o Centro e a Ponta Negra, com apoio das Forças de Segurança sempre que necessário.