Redação Rios
BRASIL – A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 9/10, revela que a maioria dos brasileiros é contrária à ideia de uma reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados se opõem à nova candidatura, enquanto 42% defendem que o petista tente um novo mandato. A diferença de 14 pontos percentuais é a menor registrada pelo instituto desde maio, o que aponta uma leve redução na resistência à continuidade de Lula no cargo.
Leia também: Justiça cobra R$ 387 mil de Jaildo Oliveira em ação por mau uso do cotão
Por outro lado, a pesquisa mostra que o número de brasileiros que acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria apoiar outro candidato nas eleições de 2026 permanece no maior patamar histórico, com 76%. Já 18% consideram que ele deve manter sua candidatura. Entre os próprios eleitores de Bolsonaro, há divisão: 52% defendem que o ex-presidente volte a disputar o cargo, enquanto 47% preferem que ele apoie outro nome.
O levantamento também avaliou o nível de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição das principais lideranças nacionais. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atingiu o maior índice de rejeição desde o início da série, com 41% — um aumento em relação aos 32% registrados em janeiro.
O presidente Lula aparece com 51% de rejeição, uma melhora em relação ao pico de 57% registrado em maio. Já Bolsonaro registra 63%, uma redução de um ponto percentual em comparação ao mês anterior.
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) detém o maior índice de rejeição entre os nomes avaliados, com 68%. Logo atrás dele e de seu pai, estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 61%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 60%.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), apresenta um índice de rejeição semelhante ao de Tarcísio, com 40%. Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), têm percepções negativas de 34% e 32%, respectivamente.
Além disso, a pesquisa aponta um baixo nível de conhecimento nacional sobre algumas dessas lideranças: 54% dos entrevistados afirmam não conhecer Caiado, 52% não conhecem Zema, 37% não sabem quem é Ratinho Júnior e 33% não reconhecem Tarcísio.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
*Com informações da Agência Estado











