Redação Rios
MANAUS (AM)- Nesta quarta-feira, 3/5, foram realizadas oficinas de beneficiamento de pescado com ênfase nos embutidos e retirada de espinha para pescadores artesanais do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O curso iniciou, na terça-feira, 2/5, com a carga horária de 16h, e capacitou mais de 30 pescadores artesanais.
Segundo a técnica em recursos pesqueiros da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Nalva Santos, “o objetivo é capacitar os pescadores e pescadoras, visando agregar valor ao pescado e ter uma alternativa a mais de geração de renda, levando ao consumidor final um produto de qualidade e de fácil preparo”,
O curso ocorreu em parceria com o Balcão de Agronegócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Iranduba (Aspepi).
A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

Leia Também: Turismo em Movimento da Amazonastur tem edição no Iranduba
Embutidos
É realizado um aproveitamento das espinhas que foram retiradas do tambaqui ou da matrinxã que seriam descartadas, passando por um processo de triturar a carne. O material é modificado para polpa de carne ou picadinho de peixe, e logo em seguida é transformado em subprodutos como linguiça, fishburguer, almôndegas, bolinho de peixe e entre outros produtos.
*Com informações da assessoria