Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em um vídeo divulgado nas redes sociais na quinta-feira, 5/6, parlamentares fiscalizaram as atuais condições da BR-319 e teceram criticas ao Governo Federal e ao Ministério do Meio Ambiente.
Estiveram presentes na região da travessia do Rio Curuça, o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) e os vereadores Capitão Carpê (PL-AM) e Coronel Rosses (PL-AM).
Alberto Neto faz um chamado para a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e alerta sobre a queda a Ponte sobre o Rio Curuça. “Ministra Marina Silva, estou aqui na 319. Dá uma olhada aqui, onde morreram quatro pessoas na queda da ponte Curuçá. Verifica se a 319 é só para passear. Segue aí, Drone”, declarou o deputado federal.
Leia também: Professora Maria do Carmo participa de Encontro Nacional do PL após convite de Michelle Bolsonaro
Em seguida, o parlamentar destaca a importância da pavimentação da BR-319. “Você tem ideia o quanto a cidade de Manaus, o estado do Amazonas, é isolado do distante do Brasil? Nós estamos aqui ao lado da ponte Autaz Mirim, na BR-319, que caiu em 2022 e até agora não conseguiu se reestabelecer. Não é só para passear”, enfatiza Alberto Neto.
No vídeo, é possível ver a população que trafega no local prestando apoio à fiscalização que os políticos estavam fazendo na BR-319.
“Fala sério, ministra. BR-319 no coração da Amazônia, acompanhando o deputado federal Capitão Alberto Neto, vereador de Manaus, Coronel Rosses, onde nós estamos averiguando aqui a real situação e o sofrimento das pessoas que precisam dessa BR. Em 2022 houve um acidente onde a ponte caiu, vitimizando quatro pessoas. Estamos em 2025, pura incompetência do governo Lula, porque até agora não resolveram o problema” destacou o vereador Capitão Carpê.
Em seguida, o parlamentar aproveita para destacar o sofrimento da população por conta dessa situação. “Estamos agora aqui na antiga ponte Autaz Mirim, rio Autaz Mirim, onde caiu também a ponte no ano de 2022. E, conforme vocês podem observar, a população sofre, os motoristas sofrem para atravessar esse rio aqui e ter acesso ou a Manaus ou ao resto do Brasil aqui na BR-319. E isso, meus amigos, isola o povo do Amazonas, a cidade de Manaus, ao resto do Brasil“, ressaltou o parlamentar.
Nas redes sociais, o vereador Coronel Rosses também aproveitou para fiscalizar a situação da ponte. “Aqui no outro trecho da BR-319, mais precisamente aqui na ponte do rio Autaz Mirim. Só pra vocês terem uma ideia, isso aqui cedeu e o cabo que sustenta ali a balsa, que é o único meio de atravessar aqui esse rio, cedeu. As pessoas ficaram isoladas por horas, por dia, e não tinha quem viesse aqui se ocorresse as pessoas que precisassem disso aqui”, informa o parlamentar.
Em seguida, o parlamentar também tece críticas ao atual governo. “Pro governo federal, que fazem com que atrasem a vida e impossibilite o crescimento das pessoas que moram aqui nessa região e, principalmente, nós, da cidade de Manaus, possamos nos conectar com o resto do Brasil“, conclui Rosses.
Bloqueio da Ponte
No último sábado, 31/5, o aterro provisório utilizado para a travessia de veículos sobre o Rio Curuça foi destruído pela correnteza na altura do km 23 da rodovia e afetou o único caminho para a travessia do trecho.
A rota possui um alto fluxo de caminhões utilizados para o transporte de cargas enviadas por outros estados ao Amazonas.