Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O senador Omar Aziz (PSD) confirmou, pela primeira vez, sua intenção de disputar o Governo do Amazonas em 2026. Na segunda-feira, 25/2, ele afirmou que considera “uma honra” voltar ao cargo.
Nos últimos meses, Omar tem recebido prefeitos, ex-prefeitos e lideranças do interior, o que gerou especulações sobre sua candidatura. Questionado sobre essa movimentação, ele declarou manter uma relação próxima com os todos os municípios do estado.
Leia também: Vereador Coronel Rosses pode ser expulso da Polícia Militar e alega: ‘Perseguição política’
“Eu recebo todo mundo. Tenho uma relação muito próxima com todos os prefeitos eleitos, os ex-prefeitos, todos que me apoiaram. No interior, qualquer liderança política sempre está conversando comigo”, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan News Manaus.
O nome do senador já vinha sendo cogitado nos bastidores, mas esta foi a primeira vez que ele se posicionou de forma clara. Sobre a composição da chapa, Omar descartou, por ora, discutir um vice, classificando o debate como prematuro.
“É muito cedo para você discutir. Para construir uma chapa, tem vários critérios que você tem que utilizar. Principalmente as alianças que você faz. Nesse momento seria muito prematuro. Você está falando de candidatura de vice ou coisa parecida”, disse Omar.
Alinhamento com David Almeida
Omar também abordou o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), cujo nome tem sido especulado como possível adversário na disputa pelo governo. No entanto, o senador afirmou que há alinhamento entre ambos e que o prefeito tem demonstrado respeito às suas pretensões políticas.
“Sempre tenho contato com o prefeito, seja por telefone ou em reuniões. Eu o apoiei [nas eleições municipais] e não exigi absolutamente nada em troca. Politicamente, estamos muito alinhados, e ele tem reafirmado os compromissos que assumiu comigo”, declarou Omar.
A confirmação de sua candidatura marca o início das articulações para a disputa ao governo do Amazonas em 2026.