Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em um marasmo há mais de 15 anos, o futebol amazonense ressurgiu com a nova geração de times criados nos últimos anos no Estado. Manaus FC e Amazonas FC fizeram história e resgataram o brio do torcedor em acompanhar um time do Amazonas. Manauara e Parintins, clubes recém-criados, são outros dois que se unem nesse quarteto que promete elevar o nível e fazer ainda mais história.
Em um momento que times como Fast, neste ano, e o São Raimundo, no sábado, 2/12, anunciaram desistência de disputar o campeonato amazonense devido a problemas financeiros, clubes como Amazonas e Manaus ocupam o lugar de destaque deixado pelos times tradicionais.
Leia também: São Raimundo desiste do Barezão e é rebaixado à Série B do Amazonense
Em recente pesquisa, Manaus FC foi apontado como o time amazonense com maior torcida do Estado, com 20,70%, isso devido ao destaque que o clube teve como o principal time do Amazonas nos últimos anos, sendo coroado com o acesso histórico à Série C, em 2019. Até então o torcedor amazonense não experimentava tal sensação de importância à nível nacional desde os tempos áureos do São Raimundo na Série B, em meados dos anos 2000.
Em segundo lugar em número de torcedores e com margem para crescimento, pois em 2024 o clube disputa a Série B, está o Amazonas FC, que em pouco mais de cinco anos conquistou um título nacional que nenhum outro clube amazonense tem e retoma uma posição de destaque que o Estado não tinha desde 2006, que é a disputa da segunda divisão do Brasileirão.
A Onça-Pintada tomou para si o reinado do Gavião, que em 2023 sofreu o revés de cair para a Série D e viu o concorrente assumir o posto de clube mais importante do Amazonas, atualmente.
Preparação 2024
Os clubes já se preparam para a temporada de 2024, o Manaus aposta na experiência do técnico Aderbal Lana para retomar os grandes voos e já conta com 20 jogadores para o próximo ano, entre eles nomes como o meia Thiaguinho e os atacantes Miliano (ex-Amazonas) e Rafael Ibiapino.
Já a Onça-Pintada, após comemoração pelos feitos deste ano, começa a se movimentar no mercado da bola. O clube anunciou a renovação de contrato do meia e autor de gols no jogo do acesso e na final da Série C, Diego Torres, e do técnico campeão, Luizinho Vieira.
Além de Diego Torres, o Amazonas FC conta com outros 10 jogadores confirmados e negocia com o ídolo Sassá para continuar em 2024. Além disso, em entrevista ao globoesporte.com, o presidente do clube, Wesley Couto, informou que o clube negocia com um jogador do Flamengo.
Parintins FC
Sexto lugar na primeira participação no Campeonato Amazonense Série A, em 2023, o Parintins é um dos novatos que promete dar trabalho na temporada de 2024. A equipe que leva o nome da Ilha Tupinambarana e representa as cores dos bumbás Garantido (Vermelho) e Caprichoso (Azul), foi criada pelo empresário coreano, Sung Un Song, com empresas no Polo Industrial de Manaus, e pelo diretor de futebol do clube, Luis Claudio, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A equipe, que será comandada pelo técnico Maurinho (ex-jogador do Flamengo), pretende contar com 26 jogadores para o Campeonato Amazonense, em busca de alcançar vagas para disputar a Série D e a Copa do Brasil em 2025. Em resposta do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Luis Claudio afirmou que “a expectativa para 2024 é muito positiva. Sabemos que o campeonato do próximo ano será muito difícil, mas estamos uma equipe forte para competir com os outros times”.
Manauara
Vice-campeão amazonense, perdendo a final por 1 a 0 para o Amazonas FC, o Manaura foi uma das principais surpresas de 2023. Além do estadual, o Robô já está garantido no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil de 2024.
O clube já se movimenta para a próxima temporada e tem a confirmação do técnico Dico Wooley para comandar a equipe que nas próximas semanas deve anunciar o elenco para o calendário cheio do próximo ano.