Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pacientes denunciaram que um mutirão oftalmológico anunciado pelo Governo do Amazonas não foi realizado nesta segunda-feira, 1º/12, na Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul de Manaus.
A ação previa mais de 12,5 mil consultas gratuitas e entrega de óculos, com datas divulgadas para 1º e 2 de dezembro no Centro de Convenções Vasco Vasques, local que inicialmente foi descartado nas denúncias
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi até o local mencionado e ouviu moradores relatando cancelamento sem aviso, falta de informações e longos deslocamentos feitos em vão.
Segundo o governo, os pacientes seriam convocados pela regulação e passariam por exame completo, com direito à escolha de armação e entrega dos óculos sem custo. A iniciativa, segundo os pacientes, foi divulgada em redes sociais, televisão e pelo governador Wilson Lima.
Leia também: ‘Perdemos tudo’: família pede ajuda após alagamento destruir casa em Manaus
Uma nota oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ao riosdenotícias.com, chegou a ser enviada, no qual é possível confirmar que o mutirão estava sendo divulgado e previsto para acontecer nesta segunda-feira.


Ao chegarem ao local, os moradores informaram que não receberam explicações sobre o motivo do cancelamento ou possibilidade de remarcação. Muitos relataram ter realizado longos deslocamentos confiando nas informações oficiais.
“Foi passada pela nossa associação que a gente poderia vir dia 1º ou dia 2º. Quando cheguei aqui, informaram que tinham cancelado. Não deram resposta de nada. Eu assisti na TV e no Instagram o governador dizendo a data certinha. Muita gente veio e foi embora decepcionada”
Silvia Letícia, moradora
Ela contou que saiu cedo de casa com a mãe de 75 anos. “Veio gente do Tarumã, do Rio Preto. Eu mesma estou decepcionada. A gente veio acreditando no que foi dito”, afirmou.
Outra moradora, Maria de Jesus, disse que confiou diretamente na fala do governador e se programou para comparecer a consulta. “Eu vim pra me consultar. Cheguei aqui e não tinha nada. Agora vou voltar pra casa sem resposta nenhuma. Moro no Parque São Pedro, fiz todo o trajeto à toa”, afirmou.
Já Lilian Tomaz levou o filho para a consulta depois de ver a divulgação no Instagram. “Cheguei no Vasco Vasques e disseram que não tinha nada porque estava tendo evento fechado. Mandaram para aqui para frente do Amadeu Teixeira, mas nem o segurança sabia informar. Tinha uma fila enorme. Muita gente foi embora. Me senti enganada, é uma falta de respeito”.
Respostas
Em resposta ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou, por meio de nota, que o mutirão de consultas oftalmológicas não estava programado para ocorrer no Centro de Convenções Vasco Vasques nesta segunda-feira, como relataram os pacientes.
Segundo a pasta, a ação foi descentralizada para clínicas credenciadas, e os usuários com solicitação de consulta no Sistema de Regulação (Sisreg) receberiam, diretamente pelo WhatsApp, as orientações de data, hora e local da consulta por meio da Assistente Virtual do programa Saúde AM Digital.
A SES-AM afirmou que essa descentralização “já estava prevista desde o início” e que não houve divulgação de uma nova ação presencial no Vasco Vasques. A secretaria também informou que as consultas do mutirão continuarão ao longo de todo o mês de dezembro.
*Com colaboração de Gabriel Lopes e Caio Silva












