Redação Rios
BRASIL – Mais de 96,6 mil participantes estão inscritos para a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) em 2025, que será aplicado no próximo domingo, 19/10.
O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e acontecerá em todos os estados e no Distrito Federal.
Neste ano, a aplicação será feita em 225 municípios brasileiros, um aumento de 9,8% em relação a 2023, quando o exame foi realizado em 205 cidades.
Leia também: Corpo de jovem desaparecido em praia de Novo Aripuanã é encontrado
Cartão de confirmação
Os participantes devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enamed, utilizando a senha do portal Gov.br.
O documento informa o local de prova, número de inscrição, data, horários e, quando solicitado no ato da inscrição, confirma também a oferta de atendimento especializado ou o uso de nome social.
Horários da prova
No dia da aplicação, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). O exame terá início às 13h30 e duração de cinco horas, com encerramento às 18h30.
Para realizar a prova, é obrigatório apresentar documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. São aceitos os seguintes documentos:
- Cédula de identidade (RG);
- Identificação profissional emitida por conselhos ou ordens de classe;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (emitida após 27 de janeiro de 1997);
- Carteira de Identificação Nacional (CIN);
- Documentos digitais com foto (e-Título, CNH, RG ou CIN), apresentados em aplicativos oficiais ou no app Gov.br.
Participantes estrangeiros devem apresentar documento oficial de identificação com foto, como o passaporte.
A prova
O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente entre as seguintes áreas da medicina:
- Ginecologia e obstetrícia
- Pediatria
- Medicina de família e comunidade
- Saúde coletiva e saúde mental
O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro.
Uso do resultado
O desempenho individual no Enamed poderá ser utilizado como etapa de seleção para programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) — processo seletivo unificado, de abrangência nacional, voltado à residência médica, multiprofissional e na área da saúde.
Além disso, os resultados servirão de subsídio para políticas públicas voltadas à formação médica no país. Para mais informações, acesse o site oficial do exame.
*Com informações da Agência Brasil











