Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, localizada no bairro Compensa 2, zona Oeste de Manaus, foi alvo de denúncia neste sábado, 14/6. Uma mãe relatou que seu filho, de apenas um ano, enfrentou mais de seis horas de espera por atendimento pediátrico e que, além da demora, a unidade contava com apenas uma médica de plantão para todos os atendimentos.
Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar, ela chegou à unidade por volta das 7h da manhã para garantir uma ficha com o pediatra. No entanto, foi informada que não havia pediatra disponível, e que uma clínica geral estava atendendo todos os pacientes. A consulta, segundo ela, só aconteceu às 13h37.
Erro da triagem e “não é prioridade”, diz médica
A mãe afirma que buscou explicações com a médica plantonista, e ouviu que o filho não seria atendido naquele momento porque o caso dele “não era prioridade” e que a triagem havia cometido um erro ao classificá-lo assim. Ainda de acordo com a denunciante, a médica demonstrou impaciência e menosprezo ao justificar a demora com a frase: “Tu tá no SUS”.
“A médica foi grossa, menosprezou a gente. Disse que não era prioridade, mas o meu filho estava com pus saindo do pênis. Isso é uma prioridade sim. E isso, para mim, é um grande desrespeito. Ela ainda disse que não ia atender porque a triagem errou. Aí falou: ‘Tu tá no SUS’. Isso é desprezível. Um profissional de saúde tem que priorizar o bem-estar do paciente, seja no SUS ou no particular”, declarou a mãe, indignada.
Recomendação médica ignorada e atendimento demorado
A mãe conta que levou o filho à unidade após orientação do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, que recomendou acompanhamento em uma unidade básica, por considerar o ambiente hospitalar inadequado devido ao risco de infecção por vírus respiratórios. Ainda assim, o atendimento na USF foi frustrante.
“Trouxe ele pra cá porque o pronto-socorro da criança indicou que seria melhor por conta dos vírus. Mas a reforma aqui só pintou parede. Porque, profissionalmente, é um grande desrespeito com a gente.”
A paciente afirma que só foi atendida depois que ao menos sete pessoas desistiram da consulta, e ela acionou a imprensa. A consulta foi realizada às 13h37, mais de seis horas após a chegada.
Unidade recém reformada
A USF Leonor de Freitas foi reinaugurada recentemente, com ampliação da estrutura, novos consultórios, farmácia e sala de procedimentos. No entanto, a denunciante afirma que a reforma não refletiu em melhoria no serviço.
“A estrutura nova não adianta nada se o atendimento continua esse caos.”
Sem resposta
O Portal Rios de Notícias solicitou esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) sobre o caso e a conduta da médica denunciada. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno por parte da pasta. O espaço segue aberto.
A mãe informou que pretende formalizar denúncia na Ouvidoria da SEMSA.