Redação Rios
MANAUS (AM)- Nesta segunda-feira, 22/5, o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro irá iniciar uma série de apresentações que serão transmitidos a 15 municípios do Estado, no projeto ‘Ópera in box’. A iniciativa inédita culmina com o 25º Festival Amazonas de Ópera, promovido pelo Governo do Amazonas.
O ‘Ópera in box’ tem como objetivo democratizar e levar a ópera para o interior do Amazonas e será transmitido online pelo Liceu Digital aos municípios contemplados com as Salas de Cultura, criadas pelo Governo do Estado.
As apresentações consistem em trechos de óperas de grandes compositores como Mozart, Puccini e Verdi.

Segundo o diretor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Davi Nunes, a iniciativa é uma maneira de agregar o Festival Amazonas de Ópera ao interior do Estado.
“Como nós temos no Liceu as Salas de Cultura e o Liceu Digital, onde acompanhamos as atividades em cerca de 27 municípios e vilas do Amazonas, por que não transmitirmos a ópera para alguns desses municípios?”, disse o diretor.
Segundo ele, durante as transmissões, a troca de experiências entre os dois lados é uma das vantagens do projeto.
“Neste caminho, unimos os nossos alunos de canto lírico, convidamos o Quarteto de Cordas e as solistas da Orquestra de Violões do Amazonas para montar uma programação com data e horários definidos para que o público desses municípios pudesse receber essa programação. É um momento de troca, onde todos poderão fazer perguntas, esclarecer dúvidas sobre projetos do Liceu do Estado do Amazonas”, informa Davi.
Leia Também: ‘Ópera Mirim’ leva espetáculo infantil gratuito para instituições sociais em Manaus
Programação
Nesta segunda-feira, 22, às 15h, a transmissão será para a cidade de Benjamin Constant; às 16h, Iranduba, Parintins e Manacapuru e, às 18h, Caapiranga, Coari, Presidente Figueiredo, Urucurituba e Borba.
Na terça-feira, 23, às 18h, serão contemplados os municípios de Humaitá, Maraã e Carauari. No dia 1º de junho, às 18h, o Opera in Box chegará às cidades de Codajás, Silves e Lábrea. As apresentações serão mediadas, ao vivo, por instrutores e professores da escola de artes do estado, com sede na capital, no Sambódromo.
*Com informações da assessoria