Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Tornar a arte mais acessível às comunidades e permitir que os acadêmicos estejam presentes em diversos campos sociais são algumas das missões da Mostra Interdisciplinar de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (MITO), que segue com programação ativa até o sábado, 27/7, com entrada gratuita.
A MITO 2024 promete inúmeras trocas, entretenimento e reflexões com mais de 35 atividades. São cenas curtas, performances, espetáculos de teatro e dança, rodas de conversa, mesas de debate, exibição de curtas do curso de audiovisual, Feira MITO, Festa Julina e muito mais.
Leia mais: Festival Folclórico do Amazonas: conheça os bois-bumbás de Manaus
De acordo com o estudante de teatro César Britchello, que é um dos produtores do evento, a Mito é justamente uma oportunidade onde os estudantes de teatro podem expor seus trabalhos, suas cenas, seus monólogos, seus espetáculos, tudo aquilo que estão trabalhando nas disciplinas dentro da universidade.
“É um trabalho de meses que a gente vem propondo em cena, em aulas, que acabamos levando para a MITO mesmo. O evento é totalmente gratuito para a comunidade. Ele aborda pautas incríveis para o público ter um senso crítico. Para despertar o senso do público”, destacou o organizador.

Para César, as pautas que estão sendo discutidas e apresentadas são muito importantes para a sociedade, e por isso, toda a comunidade acadêmica está envolvida no evento que é aberto público.
“Para quem ainda não conhece o evento peço que procure conhecer. Vamos estar lá disponíveis para receber vocês. Inclusive, está acontecendo uma feira no próprio prédio da ESAT-UEA, onde a gente apresenta os espetáculos e contamos com a presença da comunidade”, ressaltou o estudante.
A Escola Superior de Artes e Turismo da UEA está localizada na avenida Leonardo Malcher, 1728, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus. Mais detalhes sobre a programação podem ser acompanhados no Instagram @mitouea.