Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A partida entre Sul América 3×2 Clipper é suspeita de manipulação de resultado, de acordo com a Federação Amazonense de Futebol (FAF). O jogo, válido pela quarta rodada do Campeonato Amazonense Série B, aconteceu na última sexta-feira, 13/6, no Estádio Ismael Benigno.
Segundo a FAF, medidas serão tomadas após a partida apresentar “fortes indícios de manipulação”. A federação afirma que irá notificar formalmente a Sportradar, empresa especializada no monitoramento de apostas esportivas, para analisar tecnicamente o caso.
“Serão acionados também, o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Amazonas, órgãos competentes e devidamente habilitados para apuração de ilícitos penais e desportivos”, ressalta a federação, em nota assinada pelo presidente da entidade, Ednailson Rozenha.
Leia também: Criciúma marca no fim e arranca vitória sobre o Amazonas pela Série B do Brasileiro

Nas redes sociais, o Clipper se posicionou favorável a ação da FAF e pediu que outras partidas sejam investigadas também. “O clube acredita na imparcialidade da FAF e também solicita que sejam investigados outros resultados de jogos com também fortes indícios de manipulação”. O Sul América ainda não se manifestou sobre a ação.
Além disso, a FAF repudiou o caso reafirmando que não compactua com práticas que comprometam a integridade de suas competições. “Atuaremos com firmeza, transparência e respaldo legal para preservar a credibilidade do futebol amazonense”, pontuou.
Manipulação é crime
A manipulação de resultados é crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente na Lei nº 13.756, de 2018, e na Lei nº 14.597, de 2023 (Lei Geral do Esporte), podendo acarretar responsabilizações civis, administrativas e criminais aos envolvidos, além de sanções desportivas rigorosas.